O escritor Carlos Canhoto veio à nossa biblioteca, no âmbito da Estação do Livro, evento promovido pela Biblioteca Municipal do Seixal, e apresentou-nos os livros de sua autoria: "Pirá", "Barbatanar nas cores do arco-íris", "Anuro o sapo sapinho o sapo sapão" e "Serei uma plantinha daninha?". Trazia consigo algumas das personagens dos seus livros, que eram bem divertidas.
Somos uma Escola ALer+ "À volta dos livros crescemos a ler"
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
quarta-feira, 25 de novembro de 2015
EB nº1 de Corroios
A Biblioteca Municipal do Seixal, promove anualmente o evento Estação do Livro. Este ano, tivemos na escola o escritor Carlos Canhoto que nos apresentou quatro livros da sua autoria: "Pirá", "Barbatanar nas cores do arco-íris", "Anuro o sapo sapinho o sapo sapão" e "Serei uma plantinha daninha?".
Trazia consigo algumas das personagens dos seus livros, que eram bem divertidas e falou-nos do Ano Internacional dos Solos e da importância da sua preservação.
EB Quinta do Campo
Palavras portuguesas pelos 5 cantos do mundo
Hoje, duas técnicas da Biblioteca Municipal do Seixal, trouxeram-nos a atividade "Palavras portuguesas pelos 5 cantos do mundo". Descobrimos palavras que derivam da língua portuguesa, noutras línguas: Japonesa, Indiana e Inglesa.
A atividade pretende estimular a comunicação oral e visual, a atenção e a compreensão e desenvolver a escrita criativa, a capacidade de memorização, de concentração e de raciocínio lógico. E ainda proporcionar momentos lúdicos de aprendizagem.
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
EB nº1 de Corroios
Os alunos do 4º ano pesquisaram sobre a Convenção sobre os Direitos da Criança, que foi adotada por unanimidade pelas Nações Unidas a 20 de novembro de 1989, faz hoje 26 anos.
Em Portugal esta convenção só entrou em vigor a 21 de outubro de 1990.
informação retirada de www.unicef.pt
informação retirada de www.unicef.pt
EB Quinta de São Nicolau
Palavras portuguesas pelos 5 cantos do mundo
Hoje, tivemos a atividade "Palavras portuguesas pelos 5 cantos do mundo" dinamizada por duas técnicas da Biblioteca Municipal do Seixal. A finalidade era descobrir palavras que derivam da língua portuguesa, noutras línguas, como por exemplo: Japonesa, Indiana e Inglesa.
A atividade pretende estimular a comunicação oral e visual, a atenção e a compreensão e desenvolver a escrita criativa, a capacidade de memorização, de concentração e de raciocínio lógico. E ainda proporcionar momentos lúdicos de aprendizagem.
Não tirámos fotografias, mas deixamos aqui um exemplar de cada uma das fichas.
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
EB Quinta do Campo
Está a decorrer a Estação do Livro, evento promovido anualmente pela Biblioteca Municipal do Seixal, que traz às escolas várias atividades com autores, contadores de histórias e outros atores ligados às artes. Neste contexto, tivemos na escola o escritor Carlos Canhoto que nos apresentou os livros de sua autoria: "Pirá", "Barbatanar nas cores do arco-íris", "Anuro o sapo sapinho o sapo sapão" e "Serei uma plantinha daninha?".
Trazia consigo algumas das personagens dos seus livros, que eram bem divertidas e falou-nos do Ano Internacional dos Solos.
Depois, fomos investigar ao website da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais e ficámos a saber que: A Assembleia Geral das Nações Unidas na sua 68º Sessão, declarou o dia 5 de dezembro como Dia Mundial do Solo e 2015 como o Ano Internacional dos Solos.
EB Quinta de São Nicolau
O escritor Carlos Canhoto veio visitar-nos, no âmbito da Estação do Livro, e apresentou-nos os livros de sua autoria: "Pirá", "Barbatanar nas cores do arco-íris", "Anuro o sapo sapinho o sapo sapão" e "Serei uma plantinha daninha?". Trazia consigo algumas das personagens dos seus livros, que eram bem divertidas.
terça-feira, 17 de novembro de 2015
EB nº1 de Corroios
A contadora de histórias, Ana Sofia Paiva, esteve connosco, ensinou-nos três trava-línguas, cantou connosco e contou-nos duas histórias.
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
EB nº1 de Corroios
Hoje celebramos o Dia de São Martinho. Todas as turmas passaram pela biblioteca para ouvir a lenda e falar das tradições deste dia.
A turma do 2ºA festejou ainda o aniversário do colega João Gama, que distribuiu presentes pelos colegas: borrachas, lápis, afias, blocos, ... e um chocolate!
Enquanto decorriam os diferentes ateliês na biblioteca e nas salas de aula, lá fora os avós e o presidente da Associação de Pais fizeram o magusto para nós vermos e, no fim, comemos as castanhas.
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
sábado, 7 de novembro de 2015
EB Quinta do Campo
Ontem, dia 6 de novembro abrimos a Biblioteca e a Escola à comunidade.
Os pais/Encarregados de Educação e outros elementos da comunidade, que quiseram estar presentes, foram convidados a participar numa atividade promovida pela Biblioteca Escolar em articulação com as professoras titulares de turma do 1º ano e com as AEC's, disciplinas de Educação Musical e Inglês.
Iniciou-se a actividade com a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos do 1º A, B e C.
Seguidamente o professor de música, Rui Sequeira, convidou alunos e pais a "coreografar" uma história.
A sessão prosseguiu com a história "Vamos à caça do urso", contada em inglês pela professora Shazia Hameed, com a participação dos alunos.
A terminar, o contador de histórias, António Fontinha, brindou-nos com uma história da tradição oral: A Raposa e a Sardinha.
A professora bibliotecária entregou a cada turma um livro oferecido pela Letra Imaginária, editora que promoveu a Feira do Livro, em parceria com a biblioteca.
Antes de sair, alguns pais ainda visitaram a Feira do Livro, que terminou nesse dia.
sexta-feira, 6 de novembro de 2015
quinta-feira, 5 de novembro de 2015
EB Quinta do Campo
Os alunos assistem ao filme "Tinoni" para os preparar para a simulação de um sismo, que ocorrerá na escola amanhã.
terça-feira, 3 de novembro de 2015
EB Quinta do Campo
Os alunos das diferentes turmas do 1º ciclo e os alunos das salas de educação pré-escolar visitaram a Feira do Livro.
EB Quinta de São Nicolau
Os alunos da educação pré-escolar estiveram na biblioteca.
A professora bibliotecária não lhes pode contar uma história porque estava afónica.
A professora bibliotecária não lhes pode contar uma história porque estava afónica.
Subscrever:
Mensagens (Atom)