sexta-feira, 29 de abril de 2016

EB nº1 de Corroios

Hoje o escritor João Manuel Ribeiro esteve na nossa Escola com as duas turmas do 1º ano e a turma do 2º ano.
Gostámos muito de o ter recebido porque ele é muito simpático, respondeu a todas as nossa perguntas e ainda nos falou da sua vida quando era criança. 


No final, houve Feira do Livro de autor e sessão de autógrafos.


Divertimo-nos muito. Foi uma ótima maneira de terminar a semana e de festejarmos o Dia Mundial do Livro que calhou no sábado dia 23.

terça-feira, 26 de abril de 2016

EB Quinta do Campo

O escritor João Manuel Ribeiro visitou-nos hoje e falou sobre alguns dos seus livros com os alunos das 3 turmas do 2º ano, com os alunos das 3 turmas do 3º ano e com os alunos das 3 turmas do 4º ano.

Foram umas sessões muito divertidas onde pudemos conversar sobre os livros que lemos na biblioteca e nas salas de aula, declamar poesia, cantar, o escritor falou da sua infância, dos pais e de um do avôs, enfim, aconteceu um pouco de tudo.


Tivemos uma pequena Feira do Livro de autor.


No final houve sessão de autógrafos, e até de fotografias.



sexta-feira, 22 de abril de 2016

25 de Abril

Na próxima segunda-feira não há aulas. Comemoram-se os 42 anos da Revolução de 25 de abril, também conhecida pela Revolução dos Cravos.

A 25 de abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas derrubou o regime fascista e devolveu a liberdade à população.



Fonte: http://ensina.rtp.pt/artigo/o-25-de-abril-num-minuto/

Dia Mundial do Livro

Celebra-se amanhã, dia 23 de abril o Dia Mundial do Livro. Este dia é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril, por se tratar de uma data simbólica para a literatura, pois, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.



O dia de amanhã será ainda marcado pela celebração dos 400º aniversário da morte do escritor William Shakespeare. Shakespeare é natural de Stratford-upon-Avon em Inglaterra, e faleceu a 23 de abril de 1616.
Shakespeare produziu a maior parte da sua obra entre 1590 e 1613. As suas primeiras peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos. A partir de então, escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa. Na sua última fase, escreveu um conjunto de peças classificadas como tragicomédias ou romances e colaborou com outros dramaturgos. Durante sua vida, diversas das suas peças foram publicadas.



adaptado de http://blogue.rbe.mec.pt/ e http://www.rtp.pt/