Somos uma Escola ALer+ "À volta dos livros crescemos a ler"

terça-feira, 4 de junho de 2024

Entrega dos prémios do Concurso Uma Aventura Literária 2024 - 4º A, Quinta do Campo

Decorreu na sexta-feira, dia 31, a entrega dos prémios do Concurso Uma Aventura Literária 2024.

A turma 4º A da EB Quinta do Campo recebeu o 3º prémio ex-aequo, na modalidade texto original, 3º e 4º anos.


Apresentamos o texto escrito pelos alunos. Esperamos que gostem!

Eu sou um cravo

Nasci num prado num dia de Abril. Sou vermelho da cor do sangue e verde da cor da esperança. Uma manhã, uma senhora alta com uma cesta na mão, colheu-me a mim e aos meus irmãos. E colocou-nos cuidadosamente na sua cesta antes de subir para a sua bicicleta. Como a bicicleta andava muito devagar, eu e os meus irmãos adormecemos. Quando acordámos estávamos em Lisboa, num restaurante.

- Ó Celeste leva lá estes cravos para casa! O restaurante não vai abrir. Ficas tu com eles.

- Obrigado Patrão! Posso levá-los nesta cesta? Trago-a amanhã.

- Sim Celeste, levas a cesta, desde que a tragas amanhã.

Então aquela Senhora levou-nos para a rua. Pelo caminho, vi vários tanques, muitos soldados armados e muitas pessoas a gritar e a apoiar os soldados. Foi então que a Senhora se pôs a conversar com um soldado.

- Não tenho comida para vos dar. Tenho apenas cravos. Quer um?

Então aquele soldado agarrou-me e colocou-me num cano frio e apertado que percebi ser o cano de uma espingarda. Primeiro senti medo, depois senti orgulho. Muito orgulho, por me ter tornado o símbolo da liberdade.

4º A, EB Quinta do Campo


Sem comentários:

Enviar um comentário