Somos uma Escola ALer+ "À volta dos livros crescemos a ler"

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Concurso de escrita: "A Ponte"

Publicamos os textos que ficaram nos três primeiros lugares do concurso de escrita: "A Ponte".
Todos os participantes receberão, via email, um certificado de participação. Os três primeiros lugares receberão ainda, quando voltarmos às aulas presenciais, um livro do PNL.

Parabéns aos três vencedores!!!!!!

1º lugar

A ponte

Eu sou o coelho Ronaldo e vivo na floresta.
Certo dia, eu queria passar na ponte, quando dois grandes animais me apareceram à frente.
Os dois animais grandes eram uma rena e um urso. Eles estavam a discutir porque a ponte era tão estreitinha que não conseguiam passar.
Entretanto, vi a minha amiga doninha em cima da ponte a pedir ao urso se podia passar. O urso não ligou nenhuma e atirou-a para a margem do rio.
Depois, eu fui tentar a minha sorte, mas quando cheguei ao pé da rena, ela levantou-me pelas orelhas e atirou-me para a outra margem do rio.
Mais tarde, eu e a doninha tivemos uma ideia. Eu comecei a roer a corda que segurava a ponte e a doninha, com as suas mãos, tirou o nó da corda do outro lado. O urso e a rena caíram ao rio!
Eu e a doninha ficámos satisfeitos e passámos pelo bocadinho da ponte que sobrou. Mas quando chegámos a meio também não conseguimos passar porque só havia espaço para um. Entretanto, a doninha teve uma ideia. Ela abaixou-se, eu saltei por cima dela e assim conseguimos atravessar a ponte.
Somos mais pequenos, mas somos mais inteligentes.
Gonçalo Hub, 3º A
EB Quinta do Campo


2º lugar

A ponte 
Olá a todos, sou o Guaxinim  e vou contar uma coisa que aconteceu comigo um dia destes.
Certo dia vi um urso e uma rena a discutirem numa ponte de madeira muito estreita, onde só podia passar um de cada vez. Fui tentar ajudar e disse-lhes para pararem de discutir e arranjarem uma forma de passar a ponte. Mas o urso agarrou-me e deu-me três socos na cabeça e atirou-me para fora da ponte. Depois vi que a rena também fez o mesmo, que me fez a mim, a um coelho que tentava passar a ponte. Eu e o coelho tivemos uma ideia,  de um lado da margem, o coelho roeu a corda que prendia a ponte com a ajuda dos seus dentes e eu desatei a corda da outra margem, resultado a ponte virou-se e a rena e o urso caíram. Eu e o coelho passámos a ponte, mas deparamo-nos com o mesmo problema, só podia passar um de cada vez. O que decidimos foi que o coelho saltou por cima de mim  e conseguimos seguir cada um para seu lado. Chegámos ambos à outra margem.

A moral desta história é que perante um problema devemos sempre colaborar com os outros.


 Marco Paiva, 4ºA
Escola Básica de Santa Marta do Pinhal


3º lugar

A ponte

Eu era um coelho tranquilo que vivia na floresta. Adorava ir a uma ponte que havia perto de casa. Porque havia umas cenouras muito suculentas do outro lado da ponte!
Um dia fiquei com muita, muita fome e então fui até à ponte e dei de caras com um urso e um veado um bocado zangados!
Estavam mesmo zangados. O urso rugiu, rugiu, rugiu sem parar. O veado ficou com muito medo. Depois atrás do urso estava o meu amigo guaxinim. O urso, furioso que estava, quando viu o meu amigo atirou-o ao chão. Coitado dele!
Atrás do veado estava eu. O urso começou a empurrar o veado e o pior é que o veado também me atirou ao chão. Os dois estavam furiosos! O veado a bater, o urso a bater, era uma confusão.
O mais engraçado de tudo é que comecei a roer a corda da ponte e o guaxinim também, para caírem. Depois lá eles caíram e a ponte ficou ao contrário!!!
Depois atravessei e fique a olhar para ele. Não conseguíamos também passar, mas arranjámos uma solução. O guaxinim baixou-se e eu saltei por cima. De tanta coisa que aconteceu fiquei sem fome.

Catarina Cabrita, 3º Ano
EB Santa Marta de Corroios

 Entrega do prémio e do diploma, 23 de setembro de 2020:            

2 comentários:

  1. Muito bom. Bastante criativos.Alguma semelhança na solução das duas primeiras histórias. Promover a escrita desenvolve a criatividade. Parabéns a todos os participantes, professores e alunos.

    ResponderEliminar